Mapa da cultura

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

por Mayara Freire

Foram quatro meses de trabalhos árduos, mas os 25 jovens da Escola de Pesquisa de Nova Iguaçu estão para lá de satisfeitos com o resultado. Na próxima segunda-feira, será inaugurado o blog com os 500 agentes culturais que mapearam. A solenidade será prestigiada por ninguém menos que Adriana Rattes, a secretária estadual de Cultura, durante o debate que ela coordenará com a classe artística de Nova Iguaçu para definir os projetos culturais da cidade. O secretário municipal de Cultura Marcus Vinicius Faustini, principal incentivador da ideia, também estará presente na festa marcada para as 18h, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro.

O trabalho, iniciado nas pré-conferências que prepararam a Conferência Municipal de Cultura, foi coordenado pela antropóloga paulista Marcella Camargo. ”Levantamos quem eram essas pessoas", conta a criadora da Escola de Pesquisa. "Além de traçar o perfil, fizemos registros audiovisuais sobre o que cada um entendia sobre o que é cultura. Ficou tão bacana que o secretário sugeriu que fizéssemos um mapeamento cultural na cidade”.

Fast fashion

por Robert Tavares

É impressionante a velocidade que a moda tem tomado ultimamente. Com tantos sites, blogs e vídeos de desfiles, a massa vem tendo acesso àquilo que há pouco fazia parte do cotidiano da minoria fashionista. Um bom exemplo disso são marcas Marc Jacobs, Calvin Klein e Louis Vuitton, que exibiram seus desfiles em tempo real na internet - aliás, live blogging e tweets em tempo real não são exatamente uma novidade na cobertura dos principais eventos de moda que acontecem no mundo. Todos os desfiles dentro da Somerset House, sede da London Fashion Week desde a última temporada, serão transmitidos em tempo real pelo site oficial do evento, assim como alguns dos outros desfiles que serão realizados em diferentes pontos da cidade. Assim sendo, todos estão mais antenados em tendências e em tudo o que está rolando nas passarelas de todo o mundo, o que aumenta a exigência do público consumidor.

 
 
 
 
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